10/12/2013

#ReceitaFavoritaDeNatal - por Jess Lice


Dezembro está ai, e com ele vem as rabanadas, Papai Noel, árvores enfeitadas, pisca pisca, confraternização, pensamentos positivos para o novo ano que se aproxima... e aqui no Receitas Diah's, dezembro vem com uma novidade muito legal. Um especial, com receitas favoritas de natal.

Convidei alguns amigos(as), blogueiros(as), para me enviarem suas receitas favoritas de natal, e hoje começamos com os Biscoitos de Gengibre da Jess Lice, autora do blog Criativo Caos.

Conheci a Jess quando buscava uns blogs no tio Google, uns anos atrás, e curti o blog dela, que na época era o Bonita Flor. De lá para cá, eu sempre estava acompanhando suas postagens, além do seu portfólio de layouts para blog.

Ano passado, Jess fez o layout aqui do blog, eu não uso mais ele pelo simples motivo de sempre querer mudar a aparência disso aqui. Não sei por que, é uma vontade de mudar...enfim... 
Hoje o Bonita Flor se chama Criativo Caos. Lá Jess posta de tudo, textos, dicas, e a parte que eu mais gosto: Receitas. Tudo a ver com a gente aqui né?

Como disse, Jess também trabalha com layouts para blog e seus trabalhos podem ser visto no Leilou Design.

Jess é muito simpática e topou participar do especial #ReceitaFavoritaDeNatal aqui do blog. 
Abaixo, a receita que a Jess mandou especialmente para vocês lerem, e claro, preparar no natal ai na sua casa.


Você vai precisar de: 

  • 400gr de farinha de trigo peneirada
  • 200gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher {rasa} de chá de bicarbonato de sódio (na ausência, use fermento em pó) 
  • 2 colheres de sopa de melado (na ausência, use mel)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 gengibre médio ralado
  • 200gr de açucar mascavo


Misture a canela, o açúcar mascavo, o gengibre e o melado. Mexa bem. Acrescente a manteiga, o ovo e aos poucos a farinha de trigo, até formar uma massa homogênea. Dai acescente o bicarbonato. Mexa com a mão e se necessário acrescente mais farinha (peneirada) até que a massa desgrude da mão. Abra com um rolo na espessura que desejar e corte os biscoitos no formato que desejar. Após esse processo, leve ao forno médio pro aproximadamente 15 minutos. Assim que começarem a dourar em baixo, retire do forno.
Dai agora vem a parte mais difícil... a confeitaria! Se você é como eu, um zero a esquerda pra confeitar, vou dar algumas dicas preciosas que vão ajudar na hora de colocar a cobertura delícia, mas antes, a receita:

  • 2 xícaras de açúcar confeiteiro peneirado
  • 1 clara
  • meia colher de chá de suco de limão
Nunca, em hipótese alguma, use o açúcar antes de peneirar. Ele empola e rasga o saquinho de confeitar! A minha dica é bater no liquidificador primeiro e depois peneirar, para garantir que ele estará bem fininho mesmo. Uma vez peneirado, acrescente a clara e o suco do limão e bata na batedeira (ou com a mão bem forte e rápido), até formar um creme pastoso. Outra dica: se ele estiver muito fluído, ou seja, muito líquido, acrescente mais açúcar até chegar no ponto ideal pra você trabalhar. Depois é só colocar no saquinho e confeitar. Caso não tenha saquinho, utilize um saco plástico daqueles transparentes e corte um pequenino furo em um de seus cantos, por onde o glacê possa sair.



Eu particularmente tenho vários materiais profissionais de confeitaria, mas sempre me enrolo toda com eles. É a velha estória, não compre ferrari se não sabe dirigir. Por isso recomendo começar com o saquinho mais simples e depois ir mudando para os bicos e todo o material extra que podemos achar por aí...



Outra dica importante é testar um pouco em uma superfície lisa. No geral meus biscoitos não ficaram a perfeição, mas tiveram alguns realmente ruins... ehehehe Por isso testar antes a posição, o traço e a textura do glacê ajuda muito! No demais, é só usara criatividade, corantes pra dar cor e decorar a gosto!

4 comentários:

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que nos conte o que achou. Volte Sempre!