23/02/2014

#DiárioGastromotiva


Quem leu o post anterior, já sabe que eu estou estudando na Gastromotiva, um curso profissionalizante, onde daqui a três meses, sairá futuros cozinheiros de plantão. Restaurantes, fiquem atentos...

Claro que não posso aprender coisas novas e não compartilhar um pouco dessa minha nova fase com vocês. Vou contar toda semana um pouco do que aprendo, não vou conseguir contar tudo, mais um lindo resumão, com certeza!

Como não é permitido ficar tirando fotos durante as aulas, a não ser que tenha a permissão do professor, os posts terão mais texto que fotos. Por que se a gente ficar tirando foto toda hora, ninguém vai prestar atenção na aula, não é?

A semana começou com aquela ansiedade de primeiro dia de aula, mesmo a turma já se conhecendo. Tivemos uma dinâmica uns dias antes, onde todos foram aprovados e aceitos no curso. O primeiro dia de aula, é sempre o primeiro dia. É ai que a ficha finalmente cai e você se dá conta de que aquilo realmente está acontecendo.
Não tivemos uma aula, foi mais para conhecer os apoiadores/patrocinadores, coordenadores, ex-alunos... Foi uma aula inaugural bem interessante e produtiva, ouvimos muitos relatos de sucesso, onde podemos tirar inspiração para o futuro, e muitas falas de incentivo. Isso é muito importante, incentivar o outro, não deixar que as dificuldades impeçam que o outro desista no caminho. Gastronomia não é um curso/faculdade/ramo fácil, mas também não é difícil, se a pessoa souber como lidar com as dificuldades, ansiedades, e tudo mais que possa surgir no caminho, ela tem um belo futuro na área.

Na terça, tivemos de fato nossa primeira aula. Ainda não colocamos a mão na massa, literalmente falando, tivemos aulas teóricas esses dias e só tenho uma palavra para resumir: sensacional.

Nessa primeira aula, aprendemos sobre Postura Profissional com a professora Paula Smith. Aprendemos tudo que um bom profissional precisa ter e fazer, desde a motivação, até o controle do tempo. Ter uma boa comunicação, saber falar, avaliar os riscos, e estar sempre informados, é um grande diferencial. Saber usar os meios de comunicação, e acima de tudo, tomar cuidado com o que colocamos nas nossas redes. Claro, o perfil é seu, você escreve o que quiser, mais se está a procura de um bom emprego e quer passar uma boa impressão, custa nada dá uma balanceada no que você posta.
Ser flexível, saber trabalhar em equipe, ser empreendedor e pró-ativo, acolher as diversidades é importantes também.

A aula da Paula é muito produtiva, ela é super animada e nos dá vários exemplos para comparar com os temas abordados na aula.

Na quarta tivemos aula de Higiene e Segurança alimentar com a professora Lígia Abreu.
Já que o curso é na área de gastronomia e vamos estar em contato com alimentos o tempo todo, nada mais normal que aprender sobre esse tema.
Aprendemos as boas práticas, os tipos de contaminação e como evitar elas. Como manipular os alimentos, os perigos e a entender mais sobre higiene e limpeza, não só dos alimentos, mais do profissional e dos utensílios e bancadas.

Tivemos também vários exemplos de todos os tópicos abordados e ela passou alguns vídeos. Aula bem produtiva e que ainda vamos ter outras aulas, tanto dela quando da Paula.

Na quinta, nossa aula foi com a Chef Bia Barbosa do Restaurante Aconchego Carioca. Foi uma aula dividida em duas partes, na primeira a professora falou um pouco sobre a vida dele e sobre o Aconchego Carioca e depois ela quis saber de um por um, um pouco da nossa história e o que a gente espera para o futuro. Foi um bate papo muito divertido, com direito a várias dicas dadas pela Bia.
Na segunda parte da aula, Bia nos levou para a cozinha e preparou o prato mais pedido do restaurante: Almofadinha de Camarão. 
Receita muito fácil de fazer e o melhor de tudo, é uma delícia. Depois publico a receita. 
Bia é defensora fervorosa dos ingredientes Brasileiros, eu super apoio, temos vários tipos de ingredientes que podemos usar em tudo e ficar maravilhoso. A almofadinha de camarão, por exemplo, é feita com tapioca e queijo coalho. Uma delícia.

Na sexta, tivemos nosso primeiro evento. Fomos todos para o Vidigal participar de uma gravação do documentário que estão fazendo de um projeto novo do artista plástico Vik Muniz. Não tenho fotos, por que, como era uma gravação, a gente estava ali trabalhando, não foi permitido tirar fotos. 

Essa foi só a primeira semana do curso e já aconteceu de tudo... semana que vem volto com mais um resumo da semana na Gastromotiva.  

2 comentários:

  1. Adorei essa sua ideía de resumão da nossa semana na Gastromotiva .... Só esqueceu de falar da nossa conversa com o Eduardo Lira lá no Vidigal , pois adorei as palavras de incentivo dele.
    Espero que possamos rever o Eduardo Lira lá na Gastromotiva para um outro papo.
    Vamos confiantes para segunda semana de curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Karina, foram tantos acontecimentos, que eu acabei esquecendo de citar esse. Eduardo Lyra é cara que inspira muito e tem belíssimas palavras. Tenho certeza de que ele irá na Gastromotiva qualquer dia desses...

      Excluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que nos conte o que achou. Volte Sempre!