09/03/2014

#DiárioGastromotiva - parte 3


Passei a semana em casa e só tive aula na quinta-feira. Iria ter na sexta, mas por causa de uns problemas que a professora teve, ficamos em casa. 

Na quinta, nossa aula foi sobre o TAC, o temido TAC. Que é nosso trabalho de conclusão de curso, e significa Trabalho de Ação nas Comunidades. É basicamente fazer uma apresentação sobre o tema: "Gastromonia - Comida boa, limpa e a preço justo - uma filosofia do Slow Food." Em cima desse tema, cada grupo escolhe um subtema e trabalha em cima dele. Além da apresentação em algum ponto da cidade, apresentamos também para uma banca na Gastromotiva e logo em seguida, temos a formatura. O curso mal começou e já estamos pensando na formatura e no TAC. Mas os dias passam rápido e precisamos cuidar de tudo. 

Em breve falo mais sobre o TAC e sobre o Slow Food.

Sexta , como falei, não tivemos aula. Aproveitei para resolver umas coisas pessoais.

No sábado, tive visita boa da Su Masiero e do Dinho, queridos amigos. A Su foi me passar o que eu perdi quando tive que faltar 3 aulas por causa da operação da minha mãe. 
Foi uma aula bem rapidinha e muito produtiva sobre Habilidades básicas, segurança, hierarquia na cozinha, mise en place, ficha técnica, os tipos de panelas, as tábuas de corte, utensílios, tipos de corte e branqueamento, fundos, amolação e afiação.

Entre os cortes, aprendemos sobre o Juliene, Allumette, Brunoise, Brunoise fino, cubos médios, pequenos e grandes, Batonnet, Chiffonade. 

No final, claro, foto para eternizar o momento


Amanhã começa mais uma semana de aula, volto depois para contar como foi e com várias dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que nos conte o que achou. Volte Sempre!