03/05/2012

Arroz com talo de couve - Reaproveitável

Pelo título já deu pra perceber que a receita de hoje é um tantinho diferente, mais por uma boa causa: o reaproveitamento de alimentos.

Todos os dias jogamos as cascas, os talos, etc...dos alimentos fora, e nem sabemos que dá para usá-los em outras receitas. Eu adoro fazer suco de abacaxi com a casca, fica muito bom e não fica com gosto diferente, o gosto é o mesmo que se tem quando fazemos com a fruta.
E com outros alimentos é a mesma coisa, se forem pesquisar no tio Google receitas de alimentos reaproveitados, vão achar imumeras receitas.

Bom, eu estou fazendo parte de um projeto no curso que estou fazendo na Espocc, e esse projeto, que por enquanto ainda não tem nada feito, mais estamos nos preparos ainda... em breve conto mais sobre ele. 
O objetivo é ensinar, incentivar, os moradores, à princípio das comunidades aqui da Maré (RJ), mais nada que nos impeça de expandir para todo o Rio... e como esse vai ser um tema que vou estar bem envolvida, vou aproveitar e falar um pouco dele, e dar algumas receitas por aqui também.

Quem souber de grupos que fazem algum projeto desse tipo ou parecido, agradeço se me disserem, vai ser legal juntar as idéias para aumentar ainda mais essa idéia de reaproveitar, até por que é bem bacana, a gente além de ajudar nossa planeta (já tá manjado, mais não custa nada tentar mudar um pouco) também mudamos nossos hábitos alimentares. 
Fico muito triste e as vezes revoltada quando vejo nas feiras um monte de legumes, verduras sendo jogadas fora, muitas vezes só por que amassou um pouco, o que custa juntar esses alimentos, claro, os que darem  para serem comidos, e fazer uma doação pra quem não pode comprar, ou até mesmo doar em creches, orfanatos, não sei, tem vários lugares que aceitam doações, assim não joga nada fora, nada é desperdiçado, e ao mesmo tempo tá fazendo uma boa ação, ajudando outras pessoas. As boas ações começam assim, basta um incentivo, uma iniciativa, para que outras pessoas façam o mesmo.

Bom, voltando a receita, eu resolvi fazer o arroz com os talos da couve, mais dá pra fazer outras coisas com o talo, mais como no dia queria algo mais rápido e prático, optei pelo arroz.


As fotos não ficaram lá aquela coisa kkkk mais a culpa foi minha que esqueci de carregar as pilhas da máquina, ai já viu né!


Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de arroz branco (ou amarelo, integral, enfim, o arroz que você achar melhor).
  • 2 xícaras (àgua).
  • 3 dentes de alho amassados.
  • 1 cebola pequena picada.
  • Talos de couve picados.
  • Sal e outros temperos a gosto.
  • 1 colher (sopa) de óleo (ou azeite ou manteiga)
 Modo de preparo:

Em uma panela, doure o alho e a cebola no óleo. Acrescente em seguida o arroz e os talos e mexa bem e coloque o sal, mexendo mais um pouco. Em seguida coloque a àgua, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e espere cozinhar. Quando sumir toda a água, ou quando começar a agarrar fundo da panela, desligue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que nos conte o que achou. Volte Sempre!