23/03/2014

#DiárioGastromotiva - parte 5


Escrevendo esse post me dei conta de que já se passaram 5 semanas de curso e eu aprendi tanta coisa, parece que foram uns dois meses, mais não, só cinco semanas. Maravilha, estou adorando tudo minha gente.

Essa semana foi das últimas aulas de habilidades básicas com o Chef Mateus Abdon, na segunda eu não pude ir, por que na hora que eu estava saindo de casa, minha mãe passou mal, e como só mora nos duas, fiquei com ela.
Mais sei o que ele passou para a turma, quando falto, eu corro atrás do que o professor passou e  leio a apostila ou pesquiso na internet. Ele falou sobre assar carnes e legumes. Cada aula na cozinha, é uma parte teorica, e depois colocamos em prática, preparando algumas coisas.

Na terça, a aula foi sobre cortes e limpeza de peixes - confesso que  prefiro limpar peixe do que frango -  além das características dos peixes frescos. É muito importante saber quais são na hora de comprar. Sempre se certifique que as escamas estão firmes e brilhantes, que tenha camada viscosa, escorregadia e lisa (sem aderência), olhos brilhantes, guelras com cor viva tendendo para o vermelho ou lilãs, textura firme ao toque, quando pressionada levemente retorna imediatamente ao original, cheiro fresco e agradável, sem princípio de amônia e sem manchas escuras na carne da barriga.
Em seguida, o Chef falou sobre escalfados, onde o alimento é cozido em "court bouillon"* utilizando temperatura baixa.

*Court bouillon - caldo aromático acidificado usualmente com vinho ou vinagre ou qualquer outro agente acidulante. 

Na quarta, foi a última aula de habilidades básicas, como falei no começo. E chef fez um resumo rápido de toda a matéria e falou sobre a ficha técnica. Em seguida, subimos para a sala de aula, onde ele aplicou uma prova. Sim, acha que vida de estudante de gastronomia é só ficar na cozinha cozinhando? Também. Mas sempre vamos ter uma prova, avaliação no final de cada módulo do curso, além do TAC no final do curso. A prova foi bem fácil, obrigada Chef. Ainda não sei minha nota, essa semana vamos ficar sabendo, acho que me sai bem #oremos. 
Como foi a última aula do chef Mateus, resolvemos comprar um lembrança para ele e toda turma se reuniu e a representante comprou uma cesta de chocolate. 

Na quinta, faltei mais uma vez - gente, minha mãe está recém operada, e sabe como são essas coisas, ficar de repouso, ir no médico fazer revisão, tirar pontos etc -  eu faltei, por que era dia dela voltar para retirar o restante dos pontos. Mais sei que a turma teve aula de cidadania. 

Na sexta não tivemos aula. Moro no Rio de Janeiro, e quem é de outros estados deve está sabendo como anda o clima por aqui. O curso fica bem perto da onde anda acontecendo alguns confrontos. E como muitos moram distante e precisam pegar trêm, ônibus ficou complicado a chegada deles, por que os trens ficaram parados, engarrafamento, etc. A coordenação achou melhor adiar a aula. Eu moro relativamente perto do curso, e aqui onde moro é favela não pacificada, e é super tranquila. Até sexta passada! O Bope tomou conta da favela e está bem estranho o clima. Não anda tendo tiroteio, mais os moradores ficam apreensivos. Afinal, não sabemos o que vai contecer. 

Bom, enquanto isso,  vamos tentendo viver nossas vidas e essa semana tem mais aulas. Volto depois contando mais sobre como foi a semana na Gastromotiva.

2 comentários:

  1. Diah, te acompanho desde a organização do TEDx Maré, e confesso que fiquei ainda mais interessada no vínculo por causa do fator cozinha. Fazer comida sempre teve, na minha vida, um significado mágico. SIm, diretamente relacionado às feiticeiras de filmes infantis e seus caldeirões. Mas do bem!

    Hoje tenho as Compotinhas Agridoces por uma questão filosófica: passar uma hora inteira por conta de um único prato, tendo que se dedicar em cada instante, é projetar toda uma energia ali.

    Com essa história dos confrontos na Maré e a delicadeza na sua casa, fico pensando no quanto a cozinha, ainda mais agora, vai ser terapia. Uma terapia que alimenta corpo e alma, que te concentra numa tarefa que aguça sentidos e desperta sensações.
    Cozinhar é uma arte. Porque requer amor!
    Que tudo fique bem, pra que tudo fique bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, seu comentário me emocionou, que lindo... eu sempre gostei da culinária. O blog surgiu em um momento que eu perdi meu pai, e não sabia o que fazer, ai criei o blog para escrever sobre a culinária e motrar que todo mundo pode cozinhar e isso me ajudou a diminuir um pouco a dor da perda.
      Hoje, me dedico a ele para continuar mostrando que todos podem cozinhar e passar coisas novas. Nesse meio tempo me descobri muito mais amante da culinária, ao ponto de querer me formar na área, e consegui esse espaço na Gastromotiva.

      Cada dia que passa me apaixono mais pela culinária.

      Os momentos difícieis na Maré vão pasar, se Deus quiser.

      Ando pensando em alguma coisa envolvendo a culinária e Maré, só não sei o que ainda...se um dia conseguir, vai ser lindo essa mistura.

      bjnhs, adorei a proposta do Compotinhas agridoce :)

      Excluir

Obrigada pela visita. Espero que tenha gostado e que nos conte o que achou. Volte Sempre!